O sistema de coleta do esgoto de uma casa, na maioria das vezes, é projetado para ocorrer em escoamento gravitacional. No entanto, em situações de terreno em declive ou de ímoveis muito distante da rede de esgoto pública, é necessária a utilização de mini estações elevatórias.
As minielevatórias de esgoto consistem em um reservatório equipado com um conjunto de motobombas, válvulas de retenção e acessórios, capaz de captar e impulsionar o esgoto de um imóvel abaixo do nível da rua até a rede de esgoto pública.
A minielevatória só pode ser instalada quando houver rede coletora que viabilize tecnica-mente/economicamente o recebimento do esgoto recalcado. A minielevatória não pode fazer o esgotamento de águas pluviais, devendo esse esgotamento adequar – se à legislação vigente
Existem 2 tipos de elevatórias:
Elevatórias para instalação subterrânea: Linha Sanifos.
Essas elevatórias com 1 ou 2 bombas são a solução ideal quando o tubo de esgoto da casa é enterrado. A minielevatória pode ser instalada dentro de um abrigo (caixa de cimento ou de alvenaria) para favorecer a manutenção e proteger a elevatórias das intempéries.
Elevatórias compactas para instalação sobreposta: linha Sanicubic.
Essas elevatórias com uma ou duas bombas são a solução ideal quando o ímovel permite uma instalação no subsolo. Nessa caso a elevatória dispensa grandes furações em laje, permitindo uma instalação rápida e segura.