Com o passar dos anos ou o aumento da família, muitos proprietários se questionam sobre a possibilidade de adaptar cômodos e aplicar melhorias no apartamento. Se você chegou até este artigo, provavelmente está buscando por alternativas para tirar do papel o seu tão sonhado projeto de reforma. Nosso objetivo é contribuir para que isso de fato aconteça.
Já
considere que existem duas possibilidades: criar um lavabo ou um banheiro completo.
Para ambos, o fator decisivo será o espaço a ser reservado para esta obra, para
que os equipamentos (louça sanitária, cuba, box de chuveiro etc.) caibam sem
dificuldades. O conforto é item obrigatório para esse projeto. Ok?
Outra preocupação comum é a necessidade de quebrar pisos e paredes, algumas
vezes sendo necessário até pedir a permissão do vizinho de baixo para esse tipo
de intervenção. E há condomínios que não permitem furar a laje para preservar a
estrutura do imóvel. A dor de cabeça só de pensar nisso também é um fator
decisivo para seguir com a reformulação da sua residência.
Considerando tudo isso, vamos conhecer juntos as soluções existentes para esses
casos.
UM NOVO LAVABO NO APARTAMENTO
Uma bacia com bomba trituradora embutida é a mais recomendada para dar vida a um lavabo, sem quebrar o piso e em locais que não têm saída de esgoto. Instalada no chão ou de forma suspensa, o modelo Sanicompact também recebe as águas residuais de uma pia, ou seja, um único equipamento permite a criação deste ambiente. Outra vantagem é o sistema de dupla descarga (1,8 litros / 3 litros), que permite economizar até 70% de água em relação a uma descarga convencional. Confira o que é necessário para este tipo de instalação:
– Uma tomada elétrica de 220 V por perto (um instalador elétrico poderá auxiliar na passagem da fiação até o local desejado);
– Prever uma entrada de água fria com pressão de 17 m.c.a. e uma tubulação de pequeno diâmetro (32 mm) para conectar o vaso ao ponto de esgoto mais próximo (um instalador hidráulico poderá auxiliar nesse ponto, porque tanto a entrada quanto a saída de água exigirão apenas recortes simples na parede, sem a necessidade de quebrar o piso, o que gera muito menos intervenção local);
– Caso não queira recortar a parede, para não deixar a tubulação aparente, você pode optar por um drywall ou outras técnicas de arquitetura e design de interiores para manter uma estética de sua preferência.
TRANSFORMAR SEU QUARTO EM SUÍTE
Instalado no chão, o triturador sanitário Sanipack é composto por uma bomba trituradora que permite evacuar as águas residuais de um banheiro para onde quiser. Ou seja, você pode conectar a este equipamento um vaso sanitário com saída vertical, um lavatório e a saída do box do chuveiro (elevar o box em 15 cm).
Não há a necessidade de quebrar o piso para sua instalação, portanto, considere os mesmos pontos citados no tópico anterior (de criação de um lavabo): uma tomada elétrica de 220 V por perto, uma entrada de água fria com pressão de 17 m.c.a., uma tubulação de pequeno diâmetro (32 mm) para conectar o vaso ao ponto de esgoto mais próximo e, para não deixar a tubulação aparente, opte por recortar a parede ou drywall.
O aparelho bombeia as águas residuais até 5 metros na vertical ou 100 metros na horizontal, para alcançar a canalização principal de esgoto, podendo ser facilmente embutido dentro da parede, do forro ou piso elevado.
E aí, já consegue visualizar melhor seus planos de reforma? Acrescentar um lavabo ao apartamento trará muitos benefícios, principalmente ao receber convidados em casa. E transformar seu quarto em suíte fará você ter o conforto e a privacidade que sempre sonhou. Nessas duas alternativas, o seu imóvel ganha em valorização e sua família em conforto.
Qualquer dúvida que você tiver sobre esse tema, saiba que temos uma equipe especialista para auxiliar na escolha. Mande uma mensagem para [email protected].