Você sabia que é possível transformar uma varanda comum em uma garanta gourmet? Vamos explicar neste artigo como fazer essa transição e adicionar facilmente uma pia a esse espaço. A mesma dica serve para quem tem um canto mal aproveitado em casa e sempre teve o desejo de criar uma área de churrasco.
A grande vantagem dessa reforma é que não necessariamente sua varanda tenha que ser grande, mas o suficiente para colocar os equipamentos que você deseja (churrasqueira, cooktop, armário, bancada, pia etc.). Portanto, tire as medidas antes e compare com as dos itens que você deseja ter. Inclua também na lista se a varanda tem ou não pontos de entrada e saída de água.
O grande segredo dessa reforma é uma bomba para águas cinzas, também conhecida como Sanivite, um sistema de bombeamento que elimina as limitações técnicas que obrigam uma evacuação por gravidade, permitindo evacuar as águas residuais até 5 metros de altura e 50 metros de distância. A bomba recebe e encaminha ao ponto de esgoto mais próximo por um tubo de 32 mm – possibilitando uma aplicação bem discreta e de menor impacto estrutural: não precisa quebrar o piso.
Veja, por exemplo, este projeto que saiu do papel no Rio de Janeiro, pelas mãos da arquiteta Carol Diez.
Nesta outra instalação real de uma área para churrasco, a arquiteta Luizette Davini do Studio Davini Castro explica como utilizou as soluções hidrossanitárias da Sanitrit em seu projeto numa casa que fica abaixo do nível da rua (portanto, abaixo do nível da rede de esgoto pública).
Curtiu? Para saber mais sobre a bomba para águas cinzas, clique aqui.