ideias de reforma

arquiteura dicas retrofit

O que é Retrofit?

08/09/2016
0
Comentário(s)

O Retrofit é uma técnica que visa proporcionar a revitalização de edifícios preservando os aspectos originais, porém baseada na atualização e adequação de novas tecnologias para tornar os espaços funcionais, atendendo as exigências dos parâmetros atuais de estética, design e arquitetura.

Essa tendência surgiu na Europa, ganhou espaço também nos Estados Unidos, e nos últimos anos tem sido utilizada em algumas construções nas grandes cidades brasileiras como Rio de Janeiro e São Paulo.

Metodologia utilizada pelo Retrofit         

A metodologia utilizada pelo retrofit está baseada em analisar, customizar, adaptar, modificar características que proporcionem melhorias no desempenho energético, aumentar a eficiência funcional e valorizar a estética das edificações obsoletas ou desgastadas. Antes de tomar a decisão e escolher o retrofit, é necessário realizar uma avaliação criteriosa levando em consideração os anseios do cliente, os custos estimados, além de verificar a viabilidade logística de aplicação e execução da técnica.  Uma vez que a principal preocupação do método é manter as características originais do prédio.

A procura pela técnica do retrofit visa à modernização de fachadas, a adequação de ambientes para uso como: salões de festas, academia, espaço gourmet, etc. Outras razões para adesão ao processo são questões técnicas, como: a modernização de sistemas, automação, criação de acessos para portadores de necessidades especiais, inovações em segurança, aplicação de tecnologias sustentáveis como: utilização de luminárias de baixo consumo e manutenção, medição individualizada de água, previsão de gerador, entre outras. Na maioria das vezes, é elaborado um projeto completo, para ser executado por etapas, com todos os detalhes da obra.

Conheça as etapas de uma obra Retrofit:

– Demolição controlada;

– Reforço de estrutura;

– Fechamento;

– Acabamentos;

-Substituição e modernização de elétrica, telefonia e dados, hidráulica e ar condicionado;

– Piso elevado;

– Fachada.

O processo de retrofit não se limita somente a edificações antigas, se aplica também a reabilitação de edifícios, quando há interesse do empreendedor pela substituição de sistemas prediais ineficientes e/ou inadequados, pela mudança de uso do imóvel, quando as edificações se encontram inacabadas e abandonadas, ou ainda, em grandes áreas urbanas ao se revitalizar parques e espaços públicos.

Existe também uma grande procura pelo retrofit para edifícios residenciais que não se enquadram mais nas necessidades atuais dos moradores e estão perdendo valor de mercado.

Fatores que justificam o uso do processo de Retrofit:

– Aproveitamento da infraestrutura existente no entorno e da sua localização;

– Preservação do patrimônio histórico e cultural;

– Déficit habitacional e a sustentabilidade ambiental;

– Impacto na paisagem urbana;

– Mais econômico e eficiente do que a demolição seguida de uma reconstrução.

Principais vantagens do Retrofit

Uma das principais vantagens do retrofit é valorizar mais o projeto no mercado imobiliário, além de torná-lo sustentável e apropriado para os tempos de hoje.

O mercado de Retrofit

Comum na Europa, a demanda por este tipo de serviço tem crescido nos últimos anos em algumas cidades brasileiras.  A tendência é de que esta demanda cresça ainda mais.

A técnica do retrofit preserva a arquitetura dos imóveis antigos, acrescentando soluções tecnológicas modernas e sustentáveis aos projetos. Com o retrofit é possível reduzir até 30% do consumo de energia e até 50% do consumo de água de um imóvel. Além disso, a técnica pode valorizar o imóvel em até 50%.

Alguns exemplos da utilização de retrofit foram o estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro para a realização de grandes eventos como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, e o Empire State Building, em Nova York. O prédio americano deve economizar U$ 4,4 milhões por ano e o brasileiro produz 25% da energia que consome por meio de painéis solares.

Tecnologia Francesa possibilita a instalação rápida de copas e banheiros em seu imóvel antigo sem quebrar o piso

A tecnologia Francesa da SFA Sanitrit oferece as melhores soluções para instalação de copas/cozinhas ou banheiros/lavabos completos em seu imóvel antigo, isso sem quebrar o piso e em apenas um dia.

Como instalar uma copa/cozinha dentro de seu imóvel antigo?

Isto é possível mediante a utilização de um equipamento chamado SANIVITE. Ele é instalado abaixo da pia e dentro de um gabinete. O sistema recolhe e conduz as águas residuais em até 5 metros na vertical passando por dentro do forro ou 50 metros na horizontal para alcançar a prumada de esgoto distante, sem precisar escavar o piso.

Com essa tecnologia inovadora você economiza tempo, mão de obra e dispensa as grandes reformas.

Como instalar banheiros/lavabos em seu imóvel considerado obsoleto?

Utilizando os equipamentos SANICOMPACT, SANIPACK ou SANIPRO é possível instalar banheiros/lavabos em seu imóvel.

O SANICOMPACT é um vaso com triturador embutido que tritura os dejetos, inclusive o papel higiênico e os leva até o sistema de esgoto existente com tubos de apenas 32 mm, sem gravidade e sem escavação no piso. É necessário apenas instalar um ponto de energia de 220v e um ponto de água para se obter um banheiro funcional.

Já os trituradores SANIPACK e SANIPRO permitem instalar um banheiro completo onde você quiser em um dia e sem quebra-quebra. Mesmo se o local ficar longe da saída de esgoto. As bombas trituradoras evacuam e bombeiam os resíduos dos banheiros até a rede de esgoto por meio de pequenos tubos PVC de 32 mm que passam por dentro do forro.

Conheça a linha de produtos Sanitrit e instale um banheiro ou uma cozinha onde quiser. Clique aqui para saber mais.

envie sua ideias de reforma! Você tem dicas ou ideias de reforma para compartilhar? Compartilhar Idéias
Copyright © 2018 SFA Sanitrit – Todos os direitos reservados
Voltar ao Topo