ideias de reforma

passo a passo reforma de apartamento reforma de banheiro Sanitrit tutorial

Passo a passo: instalação de triturador sanitário

23/10/2018
0
Comentário(s)

O triturador sanitário é uma opção para a construção de banheiros abaixo da cota da rede de esgoto. O aparelho tem lâminas que trituram o material do vaso e uma turbina que o bombeia verticalmente até a tubulação de esgoto. Para uma instalação de 2 m, o aparelho é capaz de bombear até 80 litros de água por minuto; para 5 m de altura, a vazão chega a 40 litros por minuto. Se for utilizado corretamente, o triturador não precisa de manutenção. Entre os cuidados, deve-se evitar o uso de material corrosivo, que contenha cloro, por exemplo, para a limpeza do vaso, para não danificar o aparelho. O equipamento também não suporta o descarte de objetos como absorventes e preservativos.

Para uma descarga, que usa cerca de 6 litros de água por vez, por exemplo, o aparelho tritura e bombeia o esgoto em 10 segundos. O barulho gerado é de cerca de 52 decibéis.

Materiais e EPI’S

As ferramentas necessárias para a instalação do triturador sanitário são: furadeira, serra rápida, chave de boca, silicone para vedação, estilete, caneta para marcação, trena, chave Philips e chave de fenda, lixa, fita veda-rosca e alicate. Os equipamentos de proteção individual necessários são capacete e óculos de proteção.

Passo 1 – A ligação vertical do encanamento de água cinza deve ficar a, no máximo, 30 cm de distância do aparelho e a horizontal deve ter inclinação de 1% para preservar a força do bombeamento. Um registro de esfera deve ser colocado na saída da instalação, permitindo eventuais manutenções. O sistema de água potável é instalado da maneira convencional, tendo como único cuidado o uso de vaso com saída lateral da água, dispensando a perfuração do piso.

Passo 2 – Para evitar perda de pressão e o risco de rompimento da tubulação, as curvas do sistema hidráulico devem ter raio amplo e não utilizar cotovelos a 90º. Também devido à redução de pressão, a bitola do encanamento horizontal deve ser maior do que a do vertical. Assim, se o tubo que sai vertical do banheiro tem uma bitola de 32 mm, o tubo horizontal usado a seguir deve ter 40 mm.

Passo 3 – Próximo ao local onde será instalado o triturador, deve existir uma tomada de 220 V, onde o aparelho será ligado. Outro cuidado deve ser a instalação de um disjuntor DR (diferencial residual), que desligará o triturador numa eventual sobrecarga do sistema ou no caso de contato dos cabos elétricos com água.

Passo 4 – Espumas fornecidas junto com o conjunto devem ser posicionadas no contato deste com o piso para evitar a transmissão de vibração. Como, para facilitar o escoamento da água da descarga, o triturador deve ser colocado no mesmo nível do vaso sanitário e, no máximo, a 30 cm dele, o cálculo da altura da caixa deve ser feito após a colocação dessas espumas.

Passo 5 – Em seguida, as travas plásticas são fixadas no aparelho, que deve ficar a 1 cm de distância da parede. Assim, ela não vibrará com o funcionamento, o que poderia aumentar os ruídos do triturador.

Passo 6 – O sifão é fixado na saída da caixa do triturador com a colocação da braçadeira plástica na base do aparelho. A braçadeira de metal vai na extremidade que se conecta à saída lateral do vaso sanitário.

Passo 7 – Após a montagem da caixa no vaso é feita a marcação para fixação das travas no piso, procurando deixar o aparelho bem atrás da saída de água. Feitos os furos na área demarcada, é feita a fixação. Nessa etapa também é demarcado o espaço em que o vaso será parafusado, assim como a furação necessária.

Passo 8 – O sifão deve ser novamente fixado ao aparelho e ao vaso sanitário, tendo as braçadeiras travadas, evitando vazamento e deslocamentos do aparelho. Em seguida, o vaso é fixado ao chão já em sua posição final.

Passo 9 – A água da torneira também pode ser eliminada pelo triturador, bastando ligá-la ao aparelho, que possui uma entrada específica para isso. Na foto, é a entrada que aparece no canto inferior direito da tampa.

Passo 10 – O cotovelo fornecido junto com o triturador sanitário é colocado na saída à direita da tampa da caixa. Ele é adaptável à dimensão da tubulação, podendo ser cortado para atender a tubulações de maior calibre.

Passo 11 – Como a água vem com muita pressão após a descarga, as braçadeiras devem ser adequadamente fixadas ao cotovelo. Para evitar que a água volte para o aparelho, esse cotovelo possui uma válvula de retenção.

Passo 12 – Agora, a caixa de descarga deve ser fixada sobre o vaso. Em seguida, deve ser feita a ligação com o encanamento de água potável, conectando o engate na tubulação de água potável e a outra ponta na caixa de descarga.

Passo 13 – Instalado o assento sanitário, é hora de ligar o aparelho na tomada. Quando a água encher a caixa, a descarga acionará o triturador sanitário assim que o nível de água atingir 7 cm de altura. Para esconder o encanamento e o aparelho, é possível colocar uma parede de drywall, sempre preservando uma porta de acesso para manutenção.

Passo 14 – Um adesivo informativo sobre o funcionamento do aparelho deve ser colado na tampa do assento. O papel higiênico utilizado pode ser jogado no vaso para ser triturado, mas outros objetos, como preservativos, absorventes e cotonetes, podem travar as lâminas cortantes.

 

Artigo original: Equipe de Obra – Pini

Fotos: Marcelo Scandaroli

 

 

 

 

envie sua ideias de reforma! Você tem dicas ou ideias de reforma para compartilhar? Compartilhar Idéias
Copyright © 2018 SFA Sanitrit – Todos os direitos reservados
Voltar ao Topo